sábado, 28 de dezembro de 2013

Zoombie Ritual

A religião heavy metal brasileira tem agora sua melhor manifestação ao grande 'Dio' do Metal. Apesar de estar em sua sexta edição, o Zoombie Ritual, festival que aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de dezembro do ainda corrente ano na cidade de Rio Negrinho (SC), se consolidou como o maior encontro de headbanguers do Brasil. Se consolidou não apenas por trazer atrações internacionais de peso como o Kreator, o DxRxI e o Benediction, mas se consolidou por mostrar que o público headbanguer precisa de uma boa estrutura de camping, alimentação, locomoção e sobretudo, de atrações musicais de qualidade.
O clima Open Air do festival fez a total diferença, onde era possível ver os banguers acampados sob as grandes árvores, sob estruturas cobertas da fazenda e sob os grande pastos existentes. O ponto central de encontro, um grande celeiro, onde as versões anteriores do festival ocorreram, via-se ali que o tema central não podia de ser outro - o metal. Onde muitos músicos, integrantes de bandas que iriam se apresentar e os fãs interagiam na maior harmonia e ansiedade para ver as bandas do casting, que posso falar, reuniu um time de primeira.
No primeiro dia um line up muito bom, começando com a banda local Necronation, seguido de Querion, Dark Mysteria e outras.
O meu destaque do dia vai para a banda gaúcha  Soul Torment, que apresentou um thrash-death bem trabalhado com destaque para a vocalista Deisi Wolff. Aparentemente frágil, com uma voz até infantil quando anunciava a próxima música ou pedia a interação do público, ela se transformava quando seu time começava a tocar e se transformava na Angela Gossow, do Arch Enemy, com uma voz aguda e com uma coisa que pra mim a Angela tem pouco - a presença de palco. Isso muito bem apresentado pela Deisi.
Apesar de toda emoção sentida naquela vibe de Open Air, o primeiro dia pra mim seria inesquecível. Principalmente por estar naquele festival com grandes amigos da minha cidade que me acompanharam e que juntos  voamos mais de 3 mil km e dirigirmos mais de 400km. nessa trip. Inesquecível também por ter reencontrados amigos de bandas, visto outros ídolos e conhecido novos amigos. Mas a emoção ainda seria maior quando a noite, entra uma banda, que junto com o Suicidal Tendencies, foi a trilha sonora da minha adolescência - DxRxI. Estava eu ali a poucos metros da maior banda de Crossover do Planeta, escutando suas músicas clássicas e me divertindo com o baixista Harald que além de excelente músico, é um show man a parte. Nem o frio da noite de sexta desanimava a vibe que pairava pelo festival. Realmente uma noite incrível.
No sábado, apesar de uma pequena mudança no line up, muitos destaques para esse dia. Começo com as meninas da banda Nervosa que tocam um thrash-death com muita influência do Destruction. Beyond the Grave com uma pegada thrash old schoool. A banda paulista Attomica que mostrou algumas trabalhos novos e clássicas do primeiro disco. A clássica banda de heavy metal carioca Taurus mostrou que ainda sua antigas músicas ainda empolgam velhos e novos headbanguers. Os paulistas da banda Executer que uniu peso e presença de palco do seu vocalista Juca. Os nossos vizinhos do Pará a banda Zênite e para o Disgrace and Terror, com destaque para o baixista e figurassa Luiz do Zênite e o baterista Rato do Discrace.E é claro o Benediction.
Já no domingo, nem o clima de despedida do festival ofuscou o dia quente e que prometia e muito. Nesse dia meu destaque vai para os meus amigos do Torture Squad, que lançaram o disco novo Esquadrão de Tortura. O TS mostrou a grande evolução musical da banda, principalmente com o peso das baquetas do Amilcar que utilizou uma bateria mais compacta, porém poderosa. E a maior participação do Castor nos vocais, além de fazer backing vocal.
Na sequencia nossos amigos do MX, mostraram um show impecável e que nas entrelinhas diziam - o MX voltou e voltou para ficar. Show incrível com a interação de todos os integrantes sempre orquestrados pelo Alexandre que controlava tudo atrás de sua bateria que nas músicas clássicas da banda parecia mais com canhões,rsrs.
Na sequencia os caras do Tempest, que ficam muito conhecidos por acompanharem grandes nomes do heavy metal como o Blaze Bayle.
Outro destaque pra mim foi a apresentação circúrgica do Tim Ripper que contou com o acompanhamento do Tempest. No line up poucas músicas próprias e muitos covers do Judas e King Diamond.
E finalmente, encerrando o festival com chave de outro os alemães do Kreator, apresentando um show perfeito, poderoso e contagiante. Mesclando músicas do disco novo Phantom Antichrist e clássicas de discos anteriores.
Bem, já sem palavras para descrever toda a emoção dessa festival, só tenho a agradecer aos meus amigos que me acompanharam nessa jornada, à minha jovem senhora pela paciência e a Deus, seja ele Cristo, Buda, Jah, Dio, Messias, etc.  E quero dizer, ano que vem estarei novamente lá. valeu.
Necronation

Com os novos amigos do Zênite

Deisi do Soul Torment

Harald do DxRxI

Kurt Brecht do DxRxI

Fernanda da banda Nervosa

Fabrício e eu com a Fernanda da banda Nervosa.

O figurassa Rato da banda Disgrace and Terror

Taurus

Castor detonando

Torture Squad

Eu e o Fabrício com os amigos do Disgrace and Terror

Alexandre do MX detonando como sempre

MX Team

Tim Ripper

Kreator

Kreator

Nenhum comentário:

Postar um comentário