domingo, 14 de julho de 2013

Comemoração do Dia internacional do Rock no Parque dos Bilhares.


Meus caros, gostaria de fazer algumas considerações a respeito da festa organizada no dia de ontem no Parque Dos Bilhares em comemoração ao dia mundial do rock.

Primeiro ao público que compareceu. Um público que a muito eu não via nos eventos de rock/metal em Manaus. Diferentes tribos, diferentes estilos, diferentes crenças, famílias com suas crianças vestidas com camisa das bandas favoritas dos pais, casais homo e héteros andando de mão dadas e curtindo aquele momento de descontração. Realmente foram bons momentos no Parque. É claro, como toda festa de rock/metal tem sempre os mais exaltados, especialmente influenciado pelo álcool, que durante esses eventos esquecem seus limites e se deixam cair sob o evento etílico e perdem a festa – tudo bem, quem nunca pegou um porresinho num show de rock/metal? Mas apesar de exageros observados a festa foi muito boa, sem maiores incidentes ou problemas policiais. Por conseguir aglomerar toda essas tribos, a organização esta de parabéns.
Eu falei de organização? Ah, Monteiro, Seta e Maguila. Eles estão de parabéns pela iniciativa, pela excelente intenção de fazer daquela tarde no Parque um dia perfeito. Mas gostaria de fazer alguns comentários sobre esse tema – organização:
Primeiro – qual o critério para escolha das atrações locais e nacionais? Sinceramente não sei se houve. Pois muitas bandas boas poderiam ter se apresentado lá. Sejam elas apresentando músicas próprias ou tocando couver. A princípio não vejo nada contra banda que toca couver.

Segundo – som e iluminação. Quer dizer que som? Que iluminação? Como um evento a princípio esbravejando como sendo apoiado pela Prefeitura de Manaus e de um certo vereador que constantemente os apresentadores fazia lembrar, acho que o evento poderia ter oferecido uma estrutura de palco melhor, um back line descente e um controle de acesso ao palco, apoio de um técnico de som. Nada disso se viu. O resultado ? Som estridente, bateristas tocando com apenas um tom, rifts de guitarras confusos, vocal ora alto demais, ora ausente. Se eu fosse um músico naquela ocasião, eu me recusaria a permanecer no palco.

Lembram do comentário acima da escolha das bandas? A ‘organização’ acertou a meu ver em três grandes atrações. Uma foi a Espantalho, que graças a Dio esta voltando aos palcos e mostrou que ainda tem grande influencia nas diferentes tribos que estavam presentes e fez o metal, o punk, o home, o hetero, a família cantar seus grande sucessos. A outro grande acerto foi a apresentação da Jarakillers, que também voltou aos palcos e apresentando antigas e novas músicas. E por falar em Jarakillers, gostei muito de ver a performance do Jaith no palco, e tenho acompanhado sua evolução como baixista. E a terceira grande escolha foi a banda Gordons. Essa banda é sem comentário pra mim uma das melhores bandas de Manaus. Não só pelos seus músicos, pelo seu lin up, mas pelo seu profissionalismo. Profissionalismo esse que me foi conquistado em um show desses mal organizado e divulgado pela cidade que eu assisti, onde a Gordons se apresentou pra mim mais um punhado de pessoas como se fosse num grande estádio. Grande banda.

Lembram do comentário acima da deficiência de som e estrutura de palco? É notório que a experiência e conhecimento técnicas da banda e de seus rodiers  faz com que o som o pior que esteja, possa melhorar e até mesmo possa-se fazer milagres. E foi isso que eu acho que aconteceu com as bandas Espantalho, Jarakillers e Gordons, que com seus próprios instrumentos conseguiram fazer milagres e salvaram a noite.

E foi exatamente após esses shows que decidi ir embora, pois meus tímpanos já quase ensanguentados e a cara brava da minha mulher me avisavam que já se fazia necessário minha partida.

Bem meus caros, desculpe as palavras acima, não sou muito bom com elas, prefiro as ações. Mas em meu nome, que sou uma pessoa que vive o cenário metal desde o início dos anos 80, que juntamente com alguns colegas movimentamos a cena metal na cidade, me acho no direito de comentar esses eventos e de dizer aos organizadores, por favor tenham mais respeito com o publico, se é pra lhes proporcionar lazer e descontração que seja de qualidade. E gostaria de dizer também ao publico que esteve presente, participem de outros eventos e produções locais. Pois se vocês não comparecem aos eventos promovidos na cidade a cena decresce, os shows não acontecem e vamos virar uma cidade cuja a cultura se resumirá a farras forrozeiras e sertanejas, e as vezes uma ópera aqui outra ali pra massagear o ego de certos políticos.

E que venham mais eventos públicos de rock/metal – mas por favor, com qualidade.








 
 
 
 
 



 
 

sábado, 13 de julho de 2013

13 de julho - Dia mundial do Rock

Poucos sabem, mas essa data é tida como referência ao dia mundial do rock graças a dois grandes shows simultâneos que aconteceu em 13 de julho de 1985. Um no Wembley Stadium de Londres (Inglaterra) e o outro no JFK Stadium, na Filadélfia (USA). Os shows foi produzido por BOB Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats. O show intitulado Live Aid, teve a participação de grandes nomes da história da pop music e do rock mundial.
Além de contar com nomes de peso da música internacional, o Live Aid tinha um teor mais elevado, que era a tentativa nobre de conseguir fundos para que a miséria e a fome na África pudessem ser pelo menos minimizadas.           
Esses shows tiveram a participação de Paul McCartney, The Who, Elton John, Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Elvis Costello, Black Sabbath, Run DMC, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, The Who, Santana, Madona, Eric Clapton, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, The Cars, The Four Tops, Beach Boys.
No show da Filadélfia, Joan Baez abriu o evento executando "Amazing Grace", com cerca de 101 mil pessoas cantando em coro o trecho "eu estava perdido e agora me encontrei, eu estava cego e agora consigo ver". Este show marcou também a única reunião dos três sobreviventes da banda Led Zeppelin, Robert Plant, Jimmy Page e John Paul Jones, com a presença ilustre de Phil Collins na bateria.No final deste show, Mick Jagger e Tina Turner juntos, cantando "State of Shock" e "It's Only Rock and Roll", com Daryl Hall, John Oates e os ex-integrantes dos Temptations, David Ruffin e Eddie Kendrichs fazendo os backing vocals. Foi realmente um momento único na história do ROCK!

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Rádio Web Planeta Rock na Amazonas FM

Mais um sonho está presta a se realizar, fechamos hoje a parceria com a Rádio Amazonas FM para apresentação de um Programa de metal  nessa rádio que é a mais importante do Estado. A princípio serão duas horas nas segundas-feiras das 22 às 00h. O programa vai ser dividido em 4 grandes blocos, onde tocaremos os mais diversos estilos do metal. Além de entrevistas, quadros especiais, participação dos internautas na elaboração da produção do dia, sorteios de brindes, notícias, curiosidades, eventos, divulgação de bandas locais e muito assunto sobre o bom e velho metal.
O programa será apresentado por mim Andrew Müller e pelo Fabrício Moreira e contará com a produção do grande Sandro Abecassis. Além disso, todos amigos serão bem vindo nessa nossa festa metal nas ondas do rádio.
O programa também será transmitido via web aqui pelo nosso blog e no sábado terá reprise também por aqui das 14 às 16h.
O programa estreia no dia 05 de agosto e os preparativos e produção já começaram.
Desde já gostaria de agradecer ao Fernando Paraiso, gerente executivo da Rádio AM FM que abriu as portas pra nós e está acreditando nesse projeto. E agradecer também ao Sandro Abecassis que nos fez chegar à essa grande empresa e estará conosco nessa jornada.
Em breve mais informações.